Powered By Blogger

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Sociedade dos poetas mortos

Como promessa é dívida, farei minha resenha do filme "Sociedade dos poetas mortos" filme de 1989 que fala sobre um professor de literatura que dá aulas em uma escola muito rígida só para garotos, mas seus métodos de ensino são completamente diferentes, ele faz seus alunos pensarem livremente e usarem o
"Carpe Diem" frase do latim que significa "aproveita o dia".

O que achei do filme?

Simplesmente demais, é muito difícil algo me prender e chamar atenção, ele nos faz refletir sobre a nossa vida e também sobre a educação, o final é surpreende e eu super recomendo.

Bom, é muito estranho eu estar estudando para o vestibular e mesmo assim ser contra ele, mas a verdade é que nas escolas não somos ensinados a pensar e sermos críticos, apenas gravamos um monte de fórmulas para usarmos uma vez na vida: no bendito vestibular! Não acho que o conhecimento deva ser tratado dessa maneira, isso causa retração em muitas pessoas, que se traumatizam ao se depararem com uma conta enorme de matemática... Ah, a matemática, se as pessoas soubessem para o que ela serve, por que ela é tão importante, se conhecessem a sua história, que ela é a mãe das ciências e que tudo são números, acho que  não a discriminariam tanto, mas ela vem hoje como a cópia da cópia do que era feita há muitos anos atrás... a vida é paixão e o conhecimento deveria trazer mais sentido para a vida das pessoas, mais luz, mais coragem, mais vida. Mas infelizmente o ensino público não é valorizado como merece, sabe, o governo não tira da gente somente três meses de trabalho, tira dos jovens seus sonhos de uma vida melhor, de fazer o que gosta e não somente algo para sobreviver, isso é muito triste, quem entra em uma faculdade pública é porque pode pagar uma boa escola particular, mas e quem estudou em uma escola pública? Ou entra em nenhuma, ou é obrigado a pagar uma que nem é tão boa assim, poque desiste, pensa que uma ótima faculdade é impossível para ele.  Não estou falando de mérito, eu acredito que quem se esforça merece ganhar por isso, mas estou falando de igualdade de oportunidades, não é justo uma pessoa que tenha que trabalhar para ajudar em casa, estudar de noite, ir para uma escola que não tem professor, competir com outra que estuda nos melhores colégios e que não precisa se preocupar, pois tem todo o tempo do mundo e todos os recursos para entrar em uma boa universidade, isso não é justo! Para mim educação é um direito e não um produto, vestibular é só um atestado de que não há vagas nas universidades (eu não tive que fazer vestibular para entrar no ensino médio, porque eu preciso para ir para universidade? quem quisesse poderia entrar sem ter barreiras), não de que você é mais ou menos inteligente, ele só mostra quem teve mais tempo de ficar fazendo exercícios e decorando fórmulas, o cursinho é um atestado de que a educação é insuficiente, e que não é necessário cotas ou Prouni, se investisse na educação não precisaria disso.

Bom e o que posso fazer? cobrar do governo, não sozinha é necessário uma pressão social, valorização do professor (trabalhei na área da pedagógica e eu sei como é difícil) além de uma mudança no método de ensino, por Paulo Freire e por todos que dedicaram sua vida ao pilar mais importante: a educação.

Ai ai, acho que me empolguei um pouquinho, mas se leu até o fim, muito obrigada, quero que você reflita um pouco por conta própria e se assistiu ao filme, me diga o que achou.

Mas vou continuar estudando, e continuar na esperança de um mundo melhor.

Beijos da dani_berry

Nenhum comentário:

Postar um comentário